Base de dados : CRT-Acervo
Pesquisa : SERVICOS TERCEIRIZADOS [Descritor de assunto]
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 1 CRT-Acervo  
             
seleciona
para imprimir
Texto Completo
Id:3481
Autor:Campos, Luiz Claudio Marques
Título:Estado e terceiro setor na prestação de serviços públicos: O Programa Nacional de DST e Aids 1994-2005 State and Third Sector in the Public Rendering of services: The National Program of DST and AIDS 1994-2005-
Fonte:São Paulo; s.n; 2005. 219 p. ilus, tab, graf.
Tese:Apresentada a Fundação Getúlio Vargas. Escola de Administração de Empresas de São Paulo para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:O presente trabalho busca analisar os motivos pelos quais o Estado realiza parcerias com organizações da sociedade civil na prestação de serviços públicos. Para tanto, tomamos como exemplo a política pública nacional de combate ao HIV/Aids, capitaneada pelo Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde, tido como referência na realização de parcerias com estas organizações. A análise é conduzida tentando responder três questões básicas: os motivos da parceria, as áreas ou as modalidades de serviço onde esta parceria ocorre e como se dão os mecanismos de contratualização. O trabalho mostra a construção de uma política de parcerias a partir da constatação das dificuldades do Estado em prestar diversos serviços dentro desta política, serviços estes que já eram executados com sucesso por muitas organizações não-governamentais. A partir disso se estabelece uma espécie de divisão de trabalho, na qual as ONGs desempenharão diversas atividades no campo da prevenção, assistência e direitos humanos, notadamente junto às chamadas populações mais vulneráveis ao HIV/Aids. Após vário anos centralizada no governo federal, esta política passa por um processo de descentralização, inserindo-se de forma mais definitiva nos níveis estadual e municipal de governo. No bojo deste processo, percebe-se um conflito ainda não resolvido a respeito da "titularidade" destes serviços: se serão incorporados pelo Estado ou se continuarão sendo executados pelas ONGs. apesar disso, a política de descentralização foi pactuada de forma a se garantir que um percentual mínimo de recursos destinados a cada unidade da federação seja destinado ao apoio de pojetos destas organizações, representando uma institucionalização desta política de parcerias(AU).
Descritores:Estado
Organizações não Governamentais
Serviços Terceirizados
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/prev
Infecções por HIV/prev
Descentralização
Meio Eletrônico:http://www.crt.saude.sp.gov.br/resources/crt_aids/...
Localização:BR1310.1; T0306



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6.3 powered by WWWISIS

BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information